For Life | 5 curiosidades para assinalar a chegada da 2ª temporada

For Life

"For Life", drama criminal de sucesso, regressa em exclusivo ao AXN Portugal para a sua segunda temporada. Exibe todas as quintas-feiras às 22h50 a partir de dia 3 de dezembro. Para assinalar este recomeço deixamos algumas curiosidades acerca da série! 

Depois de uma primeira temporada de sucesso, a T2 de "For Life" volta a acompanhar Aaron Wallace (Nicholas Pinnock), um presidiário disposto a tudo para provar a sua inocência.

Na primeira temporada Aaron tornou-se profissional de advocacia para se defender a si mesmo e também aos seus companheiros na prisão. Mas que segredos de produção esconde esta história fascinante sobre um homem que procura escapar de uma prisão de pena perpétua?

1 - A SÉRIE BASEIA-SE VAGAMENTE NUMA HISTÓRIA VERÍDICA 

O enredo apaixonante de "For Life", estreia exibida em exclusivo pelo AXN, baseia-se vagamente na vida de Isaac Wright Jr. Este advogado licenciado no Estado de Nova Jérsia foi preso, tal como na história, devido a um crime que não cometeu.

Foi na prisão que Isaac se tornou, primeiramente, um assistente de advogado ("paralegal" - um cargo norte-americano que corresponde a uma formação em Direito não equiparável a um curso completo). A partir daí, ajudou cerca de 20 dos seus companheiros de prisão a reduzir ou anular sentenças até finalmente ter conseguido comprovar a sua própria inocência.

2 - O  PROTAGONISTA REAL DA HISTÓRIA VIU "FOR LIFE" COMO UMA FORMA DE TERAPIA

Isaac Wright foi condenado a uma pena de prisão perpétua em 1991, tendo sido acusado de ser o cérebro de uma grande rede de tráfico de drogas em Nova Iorque e Nova Jérsia. Na realidade, Isaac era um jovem empreendedor de 29 anos, casado e pai de uma criança. A experiência traumática que sofreu, ter estado injustamente preso e condenado até 1996, nunca o abandonou, mesmo depois de ser libertado e continuar a apostar no Direito como a sua nova vocação.

Por isso, produzir e ser a inspiração da história de "For Life" foi uma tremenda terapia para Isaac, de acordo com declarações que o mesmo prestou à portuguesa Agência Lusa aquando da estreia da primeira temporada, no AXN Portugal, em fevereiro de 2020. O protagonista avançou que "pela primeira vez estava por trás da câmara a ver o meu sofrimento. Houve períodos emocionais e foi muito terapêutico. Fiz uma descarga de bagagem emocional."

3 - 50 CENT É UM DOS PRODUTORES DA SÉRIE

O cantor 50 Cent, ou Curtis Jackson, que deixou também já a sua marca no cinema com o filme auto-biográfico "Get Rich or Die Tryin'", não só é produtor da série como entra também enquanto intérprete, em vários episódios, interpretando Cassius Dawkins.

Wright e Jackson desenvolveram uma relação de proximidade ao co-produzirem este conteúdo, considerando que ambos passaram por situações de grande adversidade. Jackson vencendo uma vida no mundo das drogas e ser baleado múltiplas vezes, tornando-se uma enorme personalidade do mundo do espetáculo, e Wright ao conseguir escapar da sua situação injusta de condenação por um crime que lhe foi alheio.

4 - FOI O MELHOR DRAMA PARA A AFRICAN-AMERICAN FILM CRITICS ASSOCIATION 

"For Life" é uma série que foi capaz de agradar à comunidade afro-americana de críticos de cinema e televisão. Em geral bastante bem recebido, este conteúdo televisivo tem especial impacto para uma comunidade frequentemente subrepresentada em obras de fição, nos Estados Unidos, e que aqui tem direito à devida representação.

A série recebeu as maiores honras, "Melhor Série Dramática", nesta cerimónia que aconteceu em agosto, através de um streaming online. A cerimónia onde "For Life" saiu vitoriosa foi apresentada por estrelas afro-americanas como Octavia Spencer ("A Forma da Água"), Rashida Jones ("Parks & Recreation") ou William Jackson Harper ("Midsommar - O Ritual "). 

5 - O CRIADOR FOI TAMBÉM RESPONSÁVEL POR "SEM RASTO" (2002 - 2009) 

Hank Steinberg, criador de "For Life", tem já ampla experiência no género do drama criminal. Uma das suas apostas mais célebres enquanto "showrunner" foi "Without a Trace" ou "Sem Rasto", uma popular série sobre uma equipa especial do FBI especializada em investigação de desaparecimentos. A segunda temporada de "For Life" é a companhia perfeita para os serões de quinta-feira, todas as semanas, às 22h50!

AXN Portugal/Angola